top of page

Sobre mim e a Mommy Hug

2d0d792e-2c5e-49bc-ba3f-ccbffe0f9302.jpg

Catarina Fernandes

Enfermeira e Formadora

Apaixonei –me por bebés e pela forma como comunicam e interagem com o mundo, desde o nascimento da minha primeira filha. Entendo os bebés como seres humanos únicos, conscientes e merecedores de todo o respeito, amor e cuidado. Procurei sempre pegar nos meus filhos ao colo, embalá-los, fazer-lhes massagens e confortá-los com um abraço, e pude comprovar em primeira mão todos os beneficos desta prática, tanto para eles como para mim

Um dia descobri a Associação Internacional de Massagem Infantil e o seu objectivo: “promover o toque nutritivo e a comunicação atraves de cursos, educação e investigação para que os pais, cuidadores e crianças sejam amados, valorizados e respeitados nas diferentes comunidades mundiais”. Identifiquei-me de imediato com esta missão e quis fazer parte, tendo-me tornado Instrutora de Massagem Infantil certificada pela IAIM, e criei a Mommy Hug. Nada melhor do que aliar os meus principios à evidência científica, que através de estudos e investigação, comprova as vantagens da massagem infantil.

A minha filosofia

Na minha profissão como Enfermeira, o toque assume um papel fundamental. Tocar como objectivo de realizar um procedimento, mas também como forma de comunicação. Muito se diz através das mãos e do corpo. Assim se constroem relações. A rotina de tocar e massajar o bebé promove o vínculo entre pais e filhos, favorecendo a construção de uma base de confiança e segurança fulcral para o desenvolvimento do bebe e do processo de parentalidade.

Benefícios do curso

01

Desenvolvimento da pré-linguagem e comunicação verbal/não verbal

02

Vinculação segura

03

Tempo de qualidade na díade

04

Melhoria dos padrões de sono

05

Melhoria na capacidade de se acalmar

06

Redução dos níveis de stress

07

Alívio de cólicas/gases

08

Redução do choro

09

Diminuição de tensões musculares

10

Maior consciencia corporal

11

Estimulação dos sistemas corporais

12

Integração sensorial

O bebé não é o único a beneficiar com a massagem

Os pais tambem ganham uma maior capacidade de ler, compreender e respeitar os sinais do bebe, melhorando a auto-estima e confiança nas competências parentais. O momento da massagem é um tempo de qualidade agradável com o bebe e uma oportunidade de o conhecer melhor. São vários os estudos que evidenciam a  diminuição da depressão pós parto como um dos beneficios de massajar o bebé. O envolvimento dos irmãos poderá também ser uma forma de diminuir a rivalidade e proporcionar uma rotina relaxante em família.

            A qualidade da vinculação desenvolvida durante a infância, tem repercussões na vida adulta, e a longo prazo os benefícios da massagem infantil podem: aumentar o respeito, tolerância e empatia, reduzir o abuso, o bullying e os problemas relacionados com o stress. 

O Curso

Mãe sorrindo com bebê recém-nascido

O curso de massagem infantil para pais e bebés dos 0 aos 12 meses tem por objectvo promover a comunicação na relação entre os pais e os seus bebés, através do toque nutritivo.

Ao longo do curso, os pais aprenderão na prática:

  • a fazer massagens ao bebe, desde as pernas, barriga, peito, braços, cara e costas;

  •  ginástica para bebes;

  •  técnicas de relaxamento;

  • o protocolo das cólicas.

Temas Teóricos

Criação de um Recém-nascido

 Para além da componente prática são abordados também outros temas:

  • História /origem da Massagem Infantil

  • Óleos

  • Condições ideais para a massagem

  • Estadios comportamentais

  • Sinais do bebe

  • Choro

  • Benefícios da massagem infantil

  • Reflexos durante a massagem

  • Adaptações para a criança em desenvolvimento

Duração

Irmãos

O curso decorre ao longo de 5 sessões, realizadas semanalmente. Estas podem ocorrer de forma individual ou em grupo, presencialmente ou on-line.

 

Os cursos individuais decorrem no domicílio da família,  e permitem um maior resguardo, para quem prefere a privacidade e o conforto do lar.

 

Os cursos de grupo realizam-se  em locais e datas a definir, e têm a vantagem de poder conhecer outros pais, tendo oportunidade para partilhar experiências e estratégias de apoio, através das discussões parentais.

Para alem dos pais e dos bebes, os irmãos também podem estar presentes no curso.

Os bebés comandam as sessões e vamos sempre respeitar o seu tempo, por isso as sessões podem durar de 1h a 1h30.

 

Todas as famílias são bem-vindas!

Workshops

Podem ser realizados workshops sobre a Massagem Infantil e apresentação do curso a grupos, com datas e locais a definir na agenda.

Contacte-me se quiser organizar um workshop na sua instituição (ex. creches, empresas).

bottom of page