top of page
Buscar

"Quem canta seus males espanta"




Nas sessões do curso de Massagem ao Bebé, incentivo os papás a cantarem aos seus filhos enquanto os massajam. Cantar uma canção infantil repetitiva e com ritmo, ajuda tanto os pais como os bebés a relaxar e simultaneamente a divertirem-se durante a massagem. A voz dos pais, já é por si música para os ouvidos do bebé, mas se for cantada ainda melhor! Alguns estudos foram feitos para comprovar os benefícios da música para os pequenotes.

Shannonn Delecroix investigou quais os efeitos que a mãe a cantar, teria no seu bebé e no seu desenvolvimento. Concluiu que mais do que criar um laço, esta actividade ajuda o bebé a focar-se e a desenvolver o seu auto-controlo. Outro estudo publicado no Jornal Philosophical Transactions of the Royal Society, a música tem efeitos sociais importantes sobre os bebés.

Incorporar uma canção na massagem, junta a voz dos pais, ao toque e ao contacto visual, elementos chave para o processo de vinculação. A música, através do seu ritmo, dá estrutura ao ritmo dos movimentos da massagem.

Os pais referem que se sentem mais descontraídos a cantar, e que os ajuda a acrescentar leveza em momentos de tensão do dia a dia. Pode ser uma forma de ajudar o bebé a integrar rotinas e a compreender o que vai acontecer de seguida, utilizando músicas específicas para diferentes actividades ao longo do dia, e não só para a massagem.

A professora Isabelle Peretz acrescenta ainda que cantar pode ter efeitos na redução da frustração, que os pais podem sentir em alguns momentos. Sempre ouvimos dizer: "quem canta seus males espanta".

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page